Skip to content

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento inerente principalmente para aqueles preocupados com o bom desenvolvimento e futuro dos seus filhos nesse mundo agitado em que vivemos.

Preocupar-se com o futuro dos filhos é uma ação natural dos pais e mães que querem sempre o melhor para os seus pequenos. Contudo, quando essa preocupação se torna tão grande a ponto de gerar muita angústia ou ansiedade nos pais, é hora de rever essa maneira de pensar.

Muitos pais acham essa preocupação normal e, além disso, podem ter uma impressão de que seus filhos não percebem o que eles pensam e sentem. Porém, uma ansiedade exagerada dos pais pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.

Sempre digo que as crianças são um reflexo dos pais. Segundo a antroposofia, o primeiro setênio de vida do indivíduo (período que vai desde o nascimento até os 7 anos de idade) é caracterizado por uma repetição inconsciente dos comportamentos dos adultos pela criança.

Dessa forma, a aprendizagem é influenciada pelo meio e pelas pessoas que o compõem. Já imaginou se, no meio em que a criança vive, os pais estão exageradamente preocupados e ansiosos?

O resultado desse exagero são crianças cada vez mais novas vivenciando sintomas de ansiedade, alguns até graves, que prejudicam não só o seu desenvolvimento como também seu bem-estar físico e emocional.

Mais do que compreender seus papéis de pais, mães e responsáveis, é preciso entender que privar os filhos das dificuldades e dos desafios, bem como expressar demasiadamente seus medos e ansiedade pode ser prejudicial para o desenvolvimento social e emocional deles.

É fundamental que os responsáveis aprendam a lidar com o ciclo natural das coisas, aceitando o seu tempo de evolução e os resultados que nem sempre são os que eles esperam.

Ocupar-se do presente é indispensável para que a ansiedade seja administrada e o futuro, no seu tempo, possa chegar com qualidade e saúde emocional para toda a família.

Related News

Nenhum comentário, seja o primeiro!


Add um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.