Skip to content

Saúde Integral: Por que você precisa dela?

A saúde integral enfatiza que a divisão clássica entre corpo e mente não existe, e que para gozar de uma saúde verdadeira é preciso contemplar não só a saúde do corpo, como também a psicológica, tantas vezes deixada de lado por ser considerada menos importante.

Hoje é notório que é impossível ter um corpo saudável sem uma mente sã e equilibrada, e vice-versa. Os fatores físicos e emocionais se correlacionam de forma direta e por isso a saúde integral passa pela perfeita integração e harmonia entre todos os focos e dimensões do ser humano.

Vamos a um exemplo?

Quantas vezes seu corpo entrou em estado de ansiedade generalizada (taquicardia, suor, cólicas intestinais, boca seca) por causa de uma notícia ruim, um evento negativo, um trauma ou um simples pensamento ou lembrança?

Isso acontece porque nosso corpo é uma combinação de diversas substâncias que reagem bioquimicamente cada vez que uma mensagem é enviada pelo cérebro, mas que começa em nossa psique.

Da mesma forma, de acordo com nosso estado psicológico no dia a dia, nosso corpo reagirá de uma forma ou de outra, respondendo a esses estímulos com diversas sensações, sejam elas ruins ou prazerosas.

Mas porque você precisa estar integralmente saudável?

A saúde integral proporciona uma vida mais plena e com um aumento significativo da sua qualidade nos níveis físico, psíquico e emocional, o que dá ao indivíduo muito mais ferramentas para lidar com o dia a dia de forma mais positiva.

 

É importante deixar claro que todos nós precisamos de atenção constante com a nossa saúde, seja ela física, psicológica ou social, pois este é um processo que nunca termina e está sempre precisando de ajustes.

Somos a resposta a fatores externos e internos e, como não somos uma máquina, e sim um organismo que passa por transformações permanentes, devemos estar atentos ao que acontece dentro e fora de nós.

Related News

Nenhum comentário, seja o primeiro!


Add um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *